terça-feira, 1 de outubro de 2013

Descrição do controle operacional da máquina


O controle elétrico que desenvolvemos e que será relatado a seguir, trata-se de uma aplicação preliminar do que será o projeto na parte elétrica, principal meio de nossos estudos.

Descreveremos aqui o circuito de alimentação e comando da bobina vibratória, ao qual ira realizar o processo de corrosão das placas de circuito impresso.

Ao realizar o planejamento e projeto elétricos dessa máquina, pensamos e nos baseamos nas necessidades dos futuros usuários da máquina, e no que seria necessário para que a mesma realizasse um trabalho efetivo.

Assim, concluímos que, na alimentação da bobina deveríamos ter 2 variáveis aos quais determinariam a forma da mesma funcionar, que são: Nível de vibração e período de funcionamento.

 

Painel elétrico de controle

 

O nível de vibração designa ao usuário a possibilidade de variar a quantidade de vibração que no recipiente do líquido químico é aplicado. Sendo esta vibração determinada por quem tiver operando a máquina, através de um potenciômetro.

Ligações na tampa do painel ao qual se encontra o potenciômetro de regulagem de nível de vibração.

 

O período de em que a máquina estará em funcionamento no momento em que a bobina estiver ligada, é também determinada pelo usuário, a partir da regulagem de um temporizador que desligara-a quando transcorrer um determinado tempo programado.

 

Componentes principais do circuito elétrico de controle

 

A programação desse tempo se encontra na face do componente temporizar, que ficará dentro do painel elétrico, localizado de forma acessível e segura. A mesma programação poderá ser feita por qualquer pessoa bem orientada nesta atividade, sendo possível a escolha de períodos que variam de um segundo, dez minutos e até uma hora.

 

Temporizador que determina o tempo de funcionamento da máquina.

 

Ainda assim, caso o usuário ainda preferir colocar a máquina em funcionamento, sem o controle do tempo ou da vibração, poderá efetuar dessa forma. Existe em frente o painel de controle um botão de três posições. Uma para ligar a máquina no sistema de controle temporizado e dimerizado, designada de "automático". Uma outra para desligar todo o sistema, designado como "desligado". E a última para ligar a bobina direto na fonte sem os controles, designada como "manual".

 

Vista frontal da máquina, com seus dispositivos de controle e operação

Nenhum comentário:

Postar um comentário