terça-feira, 5 de novembro de 2013

Circuito elétrico


Após decidirmos como se fundamentará a estrutura e sistema mecânico que atuarão na geração da vibração, responsável pela corrosão da placa de C.I, tivemos que desenvolver o circuito elétrico. Este realizará todo o controle do fornecimento de energia para as cargas da máquina.


Para efeito didático dividimos o circuito elétrico em três partes, estes são: circuito elétrico de entrada; circuito elétrico de controle; e circuito elétrico de alimentação. Assim poderemos desenvolver o sistema elétrico de maneira mais adequada.


O circuito elétrico de entrada e compreendido pelos dispositivos responsáveis pela proteção e entrega da energia para o painel. E composto por: fusível de proteção; chave inter ruptora; e chave seletora de manual/automático. Seu circuito referente é apresentado na imagem a seguir:


O circuito elétrico de controle e o circuito responsável por controlar a energia elétrica disponibilizada para as cargas com a função temporizadora. E composto por: botoeira NF vermelha; Botoeira NA preta; contator auxiliar; e rele temporizador. Seu circuito referente apresentado a seguir:



O circuito elétrico de alimentação e composto pelos dispositivos e componentes responsáveis por levar a energia elétrica até as cargas da máquina, além das mesmas em si. E composto por: Fonte conversora 127 Vca / 12 Vcc; Regulador de tensão; coolers; e motores. Seu circuito refente e apresentado a seguir:


No desenvolvimentos e montagem dos circuitos, não nos preocupamos apenas com o funcionamento. Mas nos atentamos também a qualidade. Portanto como pode ser observado, procuramos usar o máximo de recursos para que o painel ficasse bem apresentável ao final, e sobretudo pudesse atender as exigências do do mercado.



Os componentes foram todos dimensionados de acordo com a corrente de projeto, para podermos garantir que o equipamento efetuará sua atividade sem nenhuma intervenção por erro de projeto.


Outro critério que utilizamos se refere a flexibilidade do sistema elétrico. Devido a grande demanda de montagem e desmontagem de componentes que tivemos ao longo do trabalho, procuramos desenvolver nosso projeto de uma forma que o mesmo pudesse ficar maleável a  mudanças. Assim utilizamos o máximo de peças e recursos que propiciasse para esse fim, como os bornes os terminais, cabo multiplexados, e grandes sobras de cabos. Assim na medida em que há a necessidade de remanejo de peças, componentes ou até mesmo pequenas mudanças de projeto, não teremos o empecilho de ter que mudar a montagem de todo sistema elétrico.


A seguir serão apresentados algumas fotos do resultado final da montagem do painel e do circuito elétrico:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário