terça-feira, 5 de novembro de 2013

Objetivo do trabalho


Não poucos eletrotécnicos provavelmente já tiveram a triste experiência de confeccionar uma placa de circuitos impressos. Digo triste experiência, não pelo trabalho em si de confeccionar a placa. Mas, pelo constrangimento que o seu processo acarreta, principalmente na corrosão do cobre da placa, onde temos que deixar a placa submersa em uma substância química, em movimento constante com um longo tempo ocioso de espera nesse processo.
Esse procedimento ao qual foi nos apresentado na escola e em outros lugares, está eminentemente longe de ser algo adequado. Isso em vista de tudo o que viemos aprendendo no decorrer desse curso em termos de segurança, qualidade e principalmente de profissionalismo. Quem já passou por essa experiência sabe muito bem do que estou falando. Não é nada cômodo confeccionar uma placa de circuitos impressos, principalmente se for à sala de aula, com poucos recursos talvez.
Quem passou e vem passando por isso à um bom tempo é o nosso professor Cláudio, que nos deu aula no 1º semestre de eletrônica digital. Com aquele laboratório "completo" da escola, ele tem a cada ano a difícil missão de mostrar  como se confecciona uma placa de circuitos impressos manualmente.

Pois bem, decidimos então ajuda-lo nesse aspecto, com a projeção e confecção de uma máquina a qual tem como objetivo realizar esse processo de corrosão da placa com o circuito impresso, isso como trabalho de conclusão de curso (TCC). Temos como principal meta nesse projeto, proporcionar ao nosso mestre, Cláudio, que será o principal usuário da máquina, maior rapidez e praticidade no que diz respeito ao procedimento de corrosão de circuitos impressos. Essa máquina não irá substituir o trabalho manual nesse procedimento, que é o intuito das aulas do professor. Mas irá tornar esse trabalho mais confortável e agradável, proporcionando um melhor desenvolvimento dos alunos em termos de conhecimentos práticos da matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário